Marujada Chegança em Saubara

Marajuda de Andaraí brilha em encontro de Chegança em Saubara

Garantir esta expressão cultural foi tema de roda de conversa

A Marujada do Divino Espírito Santo de Andaraí encantou a todos no V Encontro de Cheganças e Marujadas, ocorridos na cidade de Saubara, no litoral do estado, no inicio deste mês. Todos puderam ver de perto o desfile com seus passos sincronizados, seu batuque peculiar, suas canções e encenações originais.

Quem também se fez presente foi o Diretor de Cultura do Município de Andaraí e Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Emilio Tapioca que, na oportunidade participou da roda de conversa sobre a salvaguarda patrimonial desta manifestação popular e tradicional.

“As cheganças ou Marujadas são expressões artísticas culturais que precisam ser eternizadas. Estes encontros servem à arte e perpetuam heranças. Em Andaraí, por exemplo, aprender a ser Marujo está na sala de aula, é projeto na Escola Municipal Luiz Viana. o Mestre Jorge levou nossa memória para o currículo”, frisou Tapioca.