Reunião pelo Rio Utinga

União, organização e vontade de fazer acontecer norteiam reunião pelo Rio Utinga

No último sábado, 21 de outubro, na Escola municipal Margentina Guimarães a comunidade do Rio Utinga em peso se reuniu para discutir sobre as medidas necessárias para combater a baixa vazão e a má utilização da água do rio, no setor Pega Marimbus (ou Baixo Utinga Sul), que compreende os municípios de Andaraí, Lençóis, Lagedinho e parte de Wagner.

Participaram da reunião o prefeito municipal de Andaraí, João Lucio Passos Carneiro; o ex-gestor de Andaraí, Wilson Paes Cardoso; os secretários municipais Ednaldo Souza Oliveira (da Produção) e Dário Magalhães (do Meio Ambiente e Turismo); o prefeito municipal de Lençóis, Marco Ailton; o prefeito municipal de Wagner, Elton Bastos; o Coordenador do Comitê da Bacia do Paraguaçu, Evilásio Fraga; Coordenador do Movimento SOS Semiárido, Nildenor Pereira; o Presidente da Associação do Rio Utinga, Almir Cândido Junior; o Gerente de Recursos Hídricos da Prefeitura de Lajedinho, Edmundo Carvalho; e diversos vereadores municipais de Andaraí Lençóis, Wagner e Nova Redenção.

Wilson Cardoso destacou que "a partir de hoje essa situação vai mudar, com determinação, vontade e união para fazer acontecer. As providências necessárias devem ser tomadas antes mesmo da água secar ou ser cortada, pois temos que nos preocupar com o hoje e o amanhã dos nossos filhos e netos.
Vamos verificar meios de combater a escassez de água, talvez com rodízios de plantio, utilizando o bom senso, inclusive com a diminuição da irrigação e sempre através do diálogo."

O prefeito João Lúcio, pediu a todos para formalizar a comissão em defesa do rio Utinga, foram postos em votação os nomes dos membros e aprovados por unanimidade ficando formada a Comissão em Defesa do Rio Utinga.