Reunião pelo Rio Utinga

Municípios se unem para salvar o Rio Utinga

A Comissão em Defesa do Rio Utinga promoveu uma reunião na última terça feira, 07 de novembro, na comunidade São José, no município de Lençóis, para discutir estrategias e levar propostas concretas ao governo do Estado. A baixa vazão e a má utilização da água do Rio Utinga, que tanto atinge os municípios de Andaraí, Lençóis, Lagedinho e parte de Wagner, mobilizou os agricultores familiares que maciçamente se fizeram presentes junto a autoridades e representantes da região.

O prefeito de Andaraí e Presidente do Consorcio Chapada Forte, João Lúcio Passos Carneiro, ressaltou que " Gostaria de estar nesta comunidade celebrando a colheita ao invés de estar discutindo a falta de água. Esperamos que o governo do estado tome medidas concretas para resolver esta situação definitivamente, em
conjunto com as prefeituras dos municípios atingidos".

Durante a reunião foi agendada uma audiência entre a referida Comissão, os municípios e o Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN) de onde espera-se que ações efetivas sejam adotadas, sendo previamente definidas como pautas desta audiência a manutenção e execução da atual Portaria do Inema sobre o caso e formas de racionar o uso da água do rio Utinga, entre outras.

Além do Prefeito João Lúcio Passos Carneiro e do ex-gestor de Andaraí, Sr. Wilson Paes Cardoso, participaram da reunião o Sr. Marivaldo Dias, representante da SERIN; a senhora Sulamita Sena Matos, representante da Bahiater/STR; a Sra. Rilza Ribeiro Rola, representante da CAR; o vice-prefeito de Wagner, Sr. Joelson Ribeiro dos Santos; o Sr. Judson Rios, representante da Associação de Irrigantes da cidade de Utinga; e o Sr. Wilson Pianissola dos Santos, representante do MST na região.