PAA Distribuição

Produtores e beneficiários festejam início do PAA no município

Na última segunda feira, 14/08, o CRAS começou a receber os produtos orgânicos que os pequenos produtores do município fornecem para o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Mais de duzentas famílias foram beneficiadas.

Produção sustentável

Um exemplo de sustentabilidade

Cebolinha, beterraba, tomate, alface, banana e até uva já fazem parte dos produtos cultivados pelo agricultor Edielson Araújo de Azevedo, presidente da Associação comunitária da Santa Clara.

“Edielson é exemplo de que mesmo com pouca água é possível produzir. Basta aproveitar as oportunidades que surgem. Ele foi contemplado com uma Cisterna de produção e dela fez brotar esperança e renascer a força da nossa agricultura” frisou Dau Carpina, secretário municipal de Produção.

Andaraí Produtivo

Zona rural transforma parcerias em produção
 

Criação de frangos na comunidade de Nova aliança; aves , caprinos e suínos no Assentamento Itaguaçu VI; tijolos ecológicos no Mocambo; ovinos no Garapa; milho, feijão, hortaliças no Rio Utinga; milho feijão e leite na Lagoa da Piranha; abacaxi no Mocambo e Salobrinho e em breve piscicultura e produção de mudas nativas e frutíferas no Praião.

“Estas são apenas algumas das ações que estão sendo implementadas na zona rural de Andaraí, evidenciando que os andaraienses sabem aproveitar as oportunidades quando elas aparecem. Onde existir um produtor rural disposto a produzir, o Governo de Mãos Dadas com o Futuro dará suporte técnico e apoio logístico”. destacou Dau Carpina, Secretário Municipal de Produção, enfatizando que toda produção e todos os produtores estão sendo cadastrados.

De janeiro até agora, foram realizadas limpezas de aguadas, preparo de solo com trator esteira, trator de pneu e multicultivador. Em parceira com o estado e a união foram instalados 120 cisternas de água para consumo humano.

Para potencializar o abastecimento de carro pipa, o município adquiriu mais dois tanques pipa de 4000 litros que podem ser instalados nos tratores das comunidades.

Além disso, mais de R$ 20 mil reais foram investidos no pagamento dos aportes do programa Garantia Safra e doamos parte de material para construção da ponte na comunidade remanescente Quilombola da Fazenda Velha.