Atrativos Naturais

Vale do Paty

O Vale do Paty está encravado no coração do Parque Nacional, após uma sucessão de serras e vales. O Turismo Ecológico Sustentável é o forte deste circuito que é considerado como um dos melhores trekkings do mundo e o mais bonito do Brasil. A duração do passeio é de três a sete dias, passando pela Cachoeira do Funil, Morro do Castelo e Cachoeirão por cima/por baixo, além de outras cachoeiras, rios e poços para banho.
Com população aproximada de 250 habitantes, o povoado está situado a cerca de 20 quilômetros de Andaraí e o acesso é realizado através das estreitas e sinuosas trilhas calçadas com pedras, construídas pelos escravos para facilitar o transporte do café, principal produto local até a década de sessenta.
As trilhas também servem de ligação entre o Paty e os povoados de Guiné e Capão, ambos localizados nos limites ocidentais do Parque Nacional. O trecho Andaraí - Pati tem duração aproximada de seis horas, quando são encontrados os primeiros sítios pertencentes aos Srs. Masur e Eduardo. Na chegada ao Vale tem-se a fantástica vista do alto do platô. Nesse local onde se deslumbram íngremes vertentes úmidas e verdejantes, regadas por incontáveis filetes d´água, que desaparecem no meio de matas fechadas entremeadas de cultivos policultores.
Os visitantes são acomodados nas casas simples dos moradores, onde recebem grossas cobertas e camas de couro. A relação entre os turistas e moradores do vale é marcada pelo respeito à cultura local, admiração, hospitalidade e de encantamento.
* É imprescindível a contratação de guias especializados para este trekking, em razão do longo percurso e caminho de difícil localização.

 

Cachoeira do Ramalho e Fervedor

A trilha da Cachoeira do Ramalho tem aproximadamente 7 km, sendo considerada de média dificuldade.
A Cachoeira nasce nas proximidades da Serra Escura e desemboca no Rio Baiano num declive vertical de cerca de 90 metros. Possui paredões em escarpas e rochas sedimentares. No caminho contemplamos o Balneário do Comercinho e o Poço do Ferverdor, onde o refluxo da água impede que afundemos. Também observamos construções e arranjos de pedras feitos para separar pedras maiores (refugo do garimpo) e como foi realizado o trabalho dos garimpeiros através do regos (canais de escoamento de água até o local de trabalho), formações de cascalhos (caracterizado pela exploração do garimpo), passando pela toca do Seo Esmeraldo, antigo garimpeiro.
* É imprescindível a contratação de guias especializados para este trekking, para possibilitar a apreciação de todos os atrativos do passeio.

 

 

Cachoeiras do Bocório e Três Barras

Trekking considerado de média dificuldade, por ser de subida e descida de serra.
Saindo do centro da cidade, a caminhada até a Cachoeira do Bocório tem cerca de 5 km, levando cerca de 1:30 h, onde temos uma parada para um delicioso banho. Com mais 30 minutos de caminhada chegamos à Cachoeira de Três Barras, com sua formação única..
Na trilha temos uma bela paisagem contemplativa, inúmeras áreas de campos rupestres, onde é possível conhecer a rica fauna e flora.

* É imprescindível a contratação de guias especializados para este trekking, para possibilitar a apreciação de todos os atrativos do passeio, bem como a escolha do melhor caminho de ida e de volta.

 

Pantanal Marimbus

À cerca de 8 km do centro da cidade chega-se de carro à beira do Rio Garapa, que possui corredeiras, poços para banhos, pequenas quedas d'água e após uma fácil caminhada de 25 minutos chegamos à uma cachoeira de cerca de 3 metros de altura.
* É recomendável a contratação de guias especializados para este passeio, para possibilitar a apreciação de todos os atrativos do passeio, bem como a escolha do melhor caminho para atingir-se os pontos desejados, tendo em vista inúmeras pedra escorregadias e soltas, bem como para evitar um apiário próximo ao local.

 


Rio Garapa

À cerca de 8 km do centro da cidade chega-se de carro à beira do Rio Garapa, que possui corredeiras, poços para banhos, pequenas quedas d'água e após uma fácil caminhada de 25 minutos chegamos à uma cachoeira de cerca de 3 metros de altura.

* É recomendável a contratação de guias especializados para este passeio, para possibilitar a apreciação de todos os atrativos do passeio, bem como a escolha do melhor caminho para atingir-se os pontos desejados, tendo em vista inúmeras pedra escorregadias e soltas, bem como para evitar um apiário próximo ao local.

Caldeirões do Rio Roncador

Fica na Estrada do Garimpo, cerca de 15 km do centro da cidade, possuindo deliciosos poços para banhos, com um visual incrível, tendo como um dos atrativos o Poço do Sonrisal, que possui uma pequena queda d'água que produz várias bolhas que provocam uma sensação diferente em nosso corpo.
A sede da Fazenda Roncador é um bom ponto de apoio que oferece deliciosas comidas típicas, preparadas em fogão à lenha. Possui também quartos para quem desejar pernoitar no local.
Pode-se chegar no Rio Roncador de barco, partindo da Fazenda Velha; caminhando 7 km a partir do Rio Garapa ou com veículo 4X4 equipado com snorkel, em razão da necessidade da travessia do Rio Garapa.

* É recomendável a contratação de guias especializados para este passeio, para possibilitar a apreciação de todos os atrativos do passeio, bem como a escolha do melhor caminho para atingir-se os pontos desejados, tendo em vista inúmeras pedra escorregadias e soltas e ainda na busca de auxílio no caso de atolamento de veículo.

 

Cachoeira Donana

A 10 minutos de carro da sede de Andaraí e após uma leve caminhada de menos de 10 minutos chegamos na Cachoeira da Donana que fica na saída do Canyon do Rio Paraguassu, possuindo ótimos pontos para fotos e um grande poço para banho em suas águas frias.
Recomenda-se cuidado para esse banho, pois a maioria dos pontos para banhos são de águas produndas.
Descendo as pedras da cachoeira, pode-se chegar às Praias do Rio Paraguassu.

 

 

Praias do Rio Paraguassu

A 10 minutos de carro da sede de Andaraí chega-se ao Balneário do Paraguassu com suas grandes praias. Ótimo local para banhos em suas águas rasas com pouca correnteza.
Subindo o Rio Paraguassu, pode-se chegar à Cachoeira Donana.

 

 

 


Gruta da Paixão

A Gruta da Paixão fica à 60 km do centro da cidade, sendo que o veículo fica à 500 m da sua entrada.
Possui salões com boa ventilação para pessoas habilitadas a ambientes cavernícolas, sendo possível observar insetos, vestígios de pássaros que se perderam na caverna. Existem inúmeras formações espeleológicas a exemplo de estalactites, estalagmites, travertinos antigos, cristais de calcita entre outros. Da Gruta da Paixão pode-se ir ao Poço Azul.

* É obrigatório a contratação de guia local, por ser propriedade privada e também imprescindível a contratação de guia especializado para possibilitar o conhecimento das histórias locais e evitar perder-se pelo caminho.


Poço Azul

Um dos principais atrativos da Chapada Diamantina, o Poço Azul fica numa caverna subterrânea a cerca de 100 m abaixo do solo, onde chega-se por uma escada de fácil acesso.
Possui 80 metros de extensão, onde é permitida somente a flutuação com utilização obrigatória de coletes salva-vidas, máscara de mergulho e snorkel fornecidos no local. Enxergam-se as formações rochosas com extrema nitidez, apesar da profundidade de 21 m. Entre os meses de abril e setembro existe um maravilhoso efeito dos raios do sol ao atingirem da flor da água até as profundidades do poço.
O Poço Azul está localizado em Nova Redenção, a 48 km de Andaraí.

 


Cachoeiras dos Batatais e Rosinha

Há 17 km do centro da cidade chega-se às margens do Rio Piabas, com local próprio para deixar os veículos e estrutura de apoio aos turistas.Com uma caminhada de cerca de 30 minutos pelo leito do rio chega-se ao Batatais, com pequenas quedas d'água e ótimos pontos para banhos, como uma hidromassagem natural.

Com mais 25 minutos de caminhada chega-se à Cachoeira da Rosinha, com seus 8 m de altura e ótimo ponto para banho.
Apesar do percurso ser pequeno esse é um passeio que demanda todo o dia, sendo que a refeição é feita por lanche de trilha.
*É obrigatório a contratação de guia local, por tratar-se propriedade particular.

 



Cachoeiras das Três Barras e Cristais

O início da trilha para essas cachoeiras está localizada a 30 km do centro da cidade de Andaraí, sendo que após 1:30 h de caminhada considerada de baixa dificuldade chega-se à Cachoeira das Três Barras, que possui um lindo visual e excelente poço para banho. Com mais 20 minutos de caminhada Chega-se à Cachoeira dos Cristais, que possui esse nome devida a que na época de pouca chuva podemos apreciar diversos cristais no leito do rio.


*É imprescindível a contratação de guia especializado, por tratar-se de local de difícil localização, sendo fácil perder-se.

 

Arvorismo

 

Arvorismo na Kabana de Pedra - Arvorismo é uma atividade turística de aventura que possibilita a locomoção de pessoa entre árvores, utilizando-se de equipamentos de segurança especiais. O percurso de arvorismo da Kabana de Pedra mede 85 metros, é constituído de oito plataformas com sete obstáculos, finalizando com uma tirolesa de 100 metros. Inicia com uma altura de 1,75 m e finaliza com 7,5 m