O município de Andaraí sediou, no dia 16 de maio de 2025, a LXIX Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu (CBHP), reunindo autoridades, técnicos, representantes de órgãos ambientais e entidades da sociedade civil para debater estratégias de preservação e uso sustentável dos recursos hídricos da região.
O encontro, realizado na Câmara Municipal, contou com a presença de diversas lideranças da Chapada Diamantina, incluindo as prefeitas Vanessa Senna (Lençóis), Ana Medrado (Mucugê), o prefeito Átila (Utinga) e o vice-prefeito de Boa Vista do Tupim, Nelinho. Também participaram representantes do Comitê do Paraguaçu Sul, da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), além de técnicos especializados em infraestrutura hídrica.
O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso — que também preside a União dos Municípios da Bahia (UPB) — teve participação destacada na condução dos trabalhos. Além de acolher a plenária no município, o gestor articulou a criação de um grupo de trabalho permanente para acompanhar e monitorar as ações garantindo maior efetividade nas decisões e continuidade nos projetos em andamento na bacia.
Demonstrando o compromisso com a pauta da segurança hídrica, Wilson colocou à disposição do CBHP uma sala na sede da UPB, em Salvador, para os encontros e reuniões do grupo de trabalho, que deverá, também, acompanhar os processos de licitação, licenciamento ambiental e execução das obras, promovendo diálogo direto com os órgãos competentes.
Entre os temas abordados na reunião, destacaram-se a apresentação dos estudos do projeto executivo e da licença ambiental para a construção da barragem no Rio Bonito, além do andamento de estudos para implantação de eixos de barragens na sub-bacia do Rio Utinga, conforme orientações do Governo do Estado. Também foram discutidos o avanço do Plano de Bacia e o planejamento de ações para o ano de 2025.
A reunião foi considerada um marco no fortalecimento da gestão compartilhada dos recursos hídricos na região, reforçando o papel do CBHP como instância estratégica de diálogo e construção de soluções para a segurança hídrica.