Conhecido pela conquista de títulos importantes no cenário desportivo da Bahia, o Bahia de Feira realizou captação de atletas no Estádio Municipal Valdevino Pereira do Carmo, em Andaraí, no último sábado (16.out). A peneira aconteceu no âmbito da Copa Tremendão 2021, durante a etapa na Chapada Diamantina.
Atletas dos municípios de Andaraí (sede, Ubiraitá, Nova Vista e Mocambo), Nova Redenção, Lajedinho, Itaetê, Iramaia, além de atletas independentes de Mucugê e Ruy Barbosa foram ao Estádio mostrar seus talentos.
O objetivo da captação não é apenas visualizar possíveis talentos do futebol, mas também estabelecer vínculos com os gestores de políticas públicas voltadas ao esporte, é o que afirma Airton Guimarães, “olheiro” do Bahia de Feira. Segundo Guimarães, a captação do time é torneada de viés social.
“Não se trata apenas de mapear atletas e ver os que possuem perspectiva de futuro, mas plantar sementes de transformação. O futebol não é somente o jogo, mas uma ferramenta de ação social. Através dele podemos combater diversos males da sociedade, como a violência, a criminalidade e o uso de drogas. O futebol é um dos principais mecanismos de fazer isso. E quando o gestor atua nesse sentido, ele se torna um parceiro do Bahia de Feira”, diz.
Desta etapa realizada na Chapada Diamantina saíram alguns pré-selecionados. Na sede, João Vitor Santos. No distrito de Ubiraitá, Adriano Leal da Silva. Jeferson Cruz Santos, Luan Santos Souza e Arielton Oliveira Silva, todos do assentamento Mocambo, também passaram para a próxima fase.
Tarcísio Costa Silva, Diretor Municipal de Esportes, avaliou o evento como um “sucesso”, além de ter reafirmado o compromisso do gestor municipal Wilson Cardoso com o esporte. “Nós, da gestão Inovar, Educar, Progredir, acreditamos que o Esporte e a Educação são as melhores formas de investir no futuro das nossas crianças e dos nossos jovens”, pontua.